A ausência de dentes não causa danos apenas estéticos e emocionais, mas também funcionais, com perda óssea, redução da capacidade de mastigação, de absorção de nutrientes, aparecimento de doenças, problemas de oclusão (mordida) e inúmeros outros danos dentários, musculares e articulares.
Desajustes na mordida e problemas na mastigação: Isso acontece porque nosso corpo está em constante adaptação. Quando um dente é perdido, toda a estrutura bucal começa um processo para compensar essa falta. Inicia-se uma movimentação espontânea dos demais dentes na tentativa de equilibrar a arcada dentária, que já não conta mais com a mesma estrutura. Esse processo muitas vezes resulta em má oclusão, que é um desajuste na mordida. Os dentes se deslocam e prejudicam o sistema mastigatório como um todo, afetando, consequentemente, a absorção natural de nutrientes por meio dos alimentos. Dependendo da quantidade de dentes perdidos, é natural que a pessoa evite determinados alimentos pela dificuldade na mastigação, o que agrava as consequências para a saúde do corpo como um todo.
Digestão prejudicada: A digestão também sofre danos nesse processo, porque os alimentos não chegam bem triturados ao processo digestivo, sobrecarregando o estômago e intestino.
Perda óssea: Uma outra consequência da ausência de dentes é a perda óssea. Por considerar que a estrutura que suportava o dente perdido já não é mais necessária, o corpo inicia um processo natural de reabsorção. É por conta dele que algumas pessoas necessitam recorrer a enxerto ósseo quando optam por implante dentário. Caso o processo de perda óssea esteja avançado, o implante só pode ser colocado depois da reposição do osso.
Outros danos: As queixas quanto a dores de cabeça, ouvido, tonturas e até alterações posturais em decorrência de problemas dentários, musculares e articulares da face costumam ser comuns em casos de ausência de dentes. Muitas vezes o diagnóstico só é obtido depois de muitas visitas ao médico, pois poucas pessoas relacionam esses sintomas a problemas da saúde bucal.
Dra. Danieli Londero
Cirurgiã-dentista
CRO/RS 24.487

Comentários
Postar um comentário