Pular para o conteúdo principal

Qual a escova de dente ideal para você?





São diversos os modelos de escova de dente disponíveis no mercado e em meio a tantas possibilidades, muitas vezes é possível ter dúvidas sobre qual escolher. Alguns critérios são fundamentais na hora de escolher qual é a escova de dente ideal para você.
Em relação ao tamanho, pode parecer que uma escova maior seja capaz de limpar uma superfície maior e gerar um resultado mais satisfatório, mas, na verdade, as escovas com cabeça pequena são mais recomendadas. Isso porque quando a escova tem uma cabeça pequena ela consegue atingir melhor os dentes molares, aqueles que ficam lá no fundo da boca, contribuindo para uma limpeza adequada de toda a boca.
Já as cerdas médias e duras podem até dar a impressão de uma limpeza mais eficiente, mas acabam comprometendo a integridade do esmalte, ou seja, a camada mais externa do dente, podendo também lesionar a gengiva. Tal prática aumenta as chances de você provocar retração gengival. Portanto, as cerdas da escova dental devem ser macias ou extramacias.
Em relação ao cabo da escova, ele deve ser ergonômico, leve e oferecer uma empunhadura firme que ajude na execução dos movimentos adequados, evitando que a escova de dente escorregue da mão durante a escovação e acabe provocando alguma lesão na gengiva ou até no próprio dente.
E lembre-se: força não é sinônimo de boa escovação.


Dra. Danieli Londero
Cirurgiã-dentista
CRO/RS 24.487


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

🚩Equação da cárie! ⚠️Além de uma correta higiene bucal é fundamental cuidar da alimentação das crianças/adolescentes, isso porque o consumo frequente de carboidratos fermentáveis (ou seja, açúcares que são facilmente fermentados no sistema digestivo) é fator determinante para a doença cárie. 🔆Considerando que as crianças estão começando a aprender conceitos e princípios que farão parte de sua formação, a educação alimentar e em saúde bucal, como qualquer outra atividade educativa, devem ser introduzidas o mais precocemente possível. ✅A orientação de dieta desempenha um papel muito importante no controle da doença, principalmente quando se considera a tendência atual da odontologia na promoção de saúde, direcionando sua atenção para os primeiros anos de vida da criança, fase em que são estabelecidos os padrões alimentares. ✴️Já foi comprovado que a criança nasce com preferência para o sabor doce, no entanto, a adição de açúcar é desnecessária e pode ser evitad...

Por que uma dieta alimentar rica em carboidratos e açúcares pode favorecer o processo de desenvolvimento da doença cárie?

      Se você está interessado em prevenção, a frequência com que você come pode ser tão importante quanto o que você consome. Aprender de que maneira o alimento afeta sua saúde bucal a longo e curto prazo é o primeiro passo para uma alimentação saudável.       O aumento de risco da doença cárie está totalmente ligado a quantidade de açúcar que ingerimos.  A doença ocorre devido a colonização da superfície dentária por micro-organismos que metabolizam carboidratos fermentáveis, como a sacarose, glicose e lactose. Esses carboidratos incluem alimentos como,  biscoitos, bolos, refrigerantes, balas, doces,pães, biscoitos tipo cracker, etc.         Algumas bactérias presentes nos dentes usam os açúcares desses alimentos para produzirem ácidos. Esses ácidos diminuem  o PH da boca e  dissolvem minerais dentro dos cristais do esmalte do dente em um processo chamado desmineralização.   O processo inverso, quando ...

A nova ameaça aos seus dentes

Inicialmente ela é discreta, mesmo assim, está relacionada a sérias complicações e suas estatísticas não param de crescer. Conheça a erosão dentária, a mais recente vilã da saúde bucal.  por ANDRÉ BIERNATH  design e ilustrações MAYLA TANFERRI  fotos TOMÁS ARTHUZZI Primeiro, a boa notícia: as taxas de cárie caíram no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, 44% dos indivíduos com 12 anos estão livres desse problema bucal, uma melhora de 13 pontos percentuais em menos de uma década. Porém (e sempre há um porém), o relativo controle da encrenca vem acompanhado de perto por outro fenômeno que começa a incomodar: a erosão dentária, condição caracterizada por um ataque de substâncias ácidas ao esmalte, a camada externa dos dentes. “Ela ganhou mais importância nos últimos tempos, quando as pesquisas passaram a demonstrar um aumento de sua prevalência na população”, relata o odontopediatra Marcelo Bönecker, da Faculdade de Odontologia da Univer...